Fazendas Reunidas Boi Gordo
Criada em 1988, a Fazendas Reunidas Boi Gordo iniciou em 1996 o processo de abertura de investimento em animais, no que viria a ser um esquema de pirâmide financeira. Em abril de 2004 a empresa faliu, deixando um passivo estimado em R$ 2,5 bilhões.
A Boi Gordo chegou a possui mais de 250 mil hectares de terras em São Paulo e Mato Grosso. Entre 2011 e 2014, onze propriedades foram a leilão. Entre 2015 a 2017 os esforços foram destinados a comercialização de uma propriedade de 135 mil ha em Comodoro-MT.
A Agriplanning foi responsável pela assessoria técnica do projeto: transformar esses 135 mil hectares em objeto de desejo de leilões. A estratégia foi dividir a imensa propriedade em 31 lotes considerando aptidão agrícola, tipo de exploração, localização e adequação ambiental, com o objetivo maior de aumentar sua liquidez ou número de potenciais interessados.
O projeto contou com uma equipe multidisciplinar e participação do Juiz Marcelo Sacramone, Promotor Eronides dos Santos, Administrador Judicial Gustavo Sauer, e as equipes Lut Leilões e Rede SBA. O resultado foi a venda da propriedade por R$ 317,8 milhões, retornando parte aos credores do mais famosos caso de pirâmide financeira do agronegócio brasileiro.